Certificação digital chega ao mercado

 

Por Felipe Datt
Fonte: Valor Econômico
13/12/2013

 

A seguradora Zurich e a corretora Arbos deram início, em outubro, a um projeto-piloto que deve alterar a dinâmica de como os planos de previdência são comercializados no Brasil.

Rosana Custódio: “Todo o processo será feito de forma digital e as informações ficam armazenadas na nuvem, com fácil acesso para corretora e segurado” 

Trata-se de uma parceria que prevê que a emissão e validação da documentação de adesão aos planos de previdência, além de apólices de seguros de acidentes pessoais, sejam feitas com certificação digital. A expectativa é que sejam emitidas 12 mil apólices desses dois produtos em um primeiro momento, inicialmente oferecidos pela Arbos- empresa responsável pela adaptação da certificação digital para a área de seguros -, com a previsão de ser estendida para outras corretoras parceiras da Zurich a partir de 2014.

A novidade promete agilizar os processos de venda desses produtos, e também é vista como uma espécie de “solução verde” pelas parceiras, uma vez que elimina a necessidade de impressão de documentos e o posterior despacho ao segurado via Correios ou portador.

A perspectiva de 12 mil apólices emitidas com a tecnologia – número que tem como base a quantidade de clientes em carteira da Arbos, notadamente empresas e profissionais de TI – significaria deixar de imprimir 36 mil folhas de papel, considerando uma média de três páginas impressas por apólice.

A iniciativa de iniciar o processo de emissão de apólices para seguros de acidentes pessoais e planos de previdência abre um precedente positivo para o mercado, na visão do diretor de produtos e projetos estratégicos de vida e previdência da Zurich Seguros, Flavio Bisaggio.

“A tecnologia deste processo de emissão não interfere nos formatos dos seguros, mas na forma com que eles são processados e entregues na ponta. Conseguimos reduzir em aproximadamente cinco vezes os custos de emissão e despacho da documentação dos segurados, e também diminuir os impactos ambientais com a impressão das apólices, além de reduzir a quantidade de gás carbônico emitido pelos motores de automóveis e motos que seguem fazendo os serviços de despacho”, afirma.

Na prática, para a emissão de uma apólice com essa certificação, o segurado precisará de uma assinatura digital, emitida por um dos órgãos autorizados pela entidade regulamentadora da certificação digital, a ICP-Brasil. Essa assinatura, que tem validade de um a cinco anos e substitui documentos tradicionais em papel como o CPF e o CNPJ, já é exigida para acessos on-line a diversos órgãos, como a Receita Federal.

No mercado segurador, a possibilidade de comercialização de produtos de previdência complementar por meios remotos com o uso do certificado digital é prevista na Resolução 294/13, da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Flávio Bisaggio explica que a implantação do projeto-piloto pela Zurich não tem a ambição, em um primeiro momento, de eliminar a forma tradicional de emissão de apólices. “Toda mudança de tecnologia requer uma estruturação prévia. Um exemplo é que há cidades no país em que a conexão com internet é falha, ou ainda não está amplamente implantada, o que é fundamental para que todo o processo da certificação seja feito. Desta forma, a emissão de apólices com certificação digital ocorre em paralelo com o modelo tradicional de emissão”, explica Bisaggio. A intenção, dependendo do sucesso da empreitada, é ampliar o piloto e, possivelmente, estender a nova metodologia de comercialização aos demais produtos da carteira da seguradora.

A venda de seguros e planos de previdência com certificação digital também não eliminará a intermediação dos corretores – em previdência, há necessidade de orientação ao cliente referente a planos contratados, tabelas do Imposto de Renda, perfil de risco, prazos de aplicação e resgate. A solução tecnológica é utilizada no momento final, na contratação do produto e na assinatura da proposta.

Com o certificado digital – que será oferecido ao cliente pela Arbos – instalado no computador, o cliente apenas enviará a proposta on-line com seus dados cadastrais preenchidos. A impressão da proposta, dos certificados e das cópias dos documentos, para o cliente ou o arquivo da própria seguradora, deixa de existir. “Todo o processo será feito de forma digital e as informações ficam armazenadas na nuvem, com fácil acesso para a corretora, o segurado e o segurador”, explica a diretora da Arbos, Rosana Custódio.

Empresa habilitada pela ICP-Brasil a atuar como Autoridade de Registro (AR) para fornecer a certificação digital, a Arbos negocia agora com outras seguradoras o desenvolvimento de produtos com apólices emitidas com essa tecnologia. Apesar de não abrir os nomes, é esperado já para o início de 2014 o anúncio de parcerias com outros grupos seguradores para oferta de seguros de automóveis, patrimoniais (especificamente para bares e restaurantes), além de seguro saúde.

“Muitas seguradoras ainda estavam reticentes com a tecnologia, porque não conheciam a circular que dava autorização para que o processo de venda de seguros de previdência privada pudesse ter a certificação digital. Agora, já existem negociações em andamento que ganharam força com a Resolução 294, que acabou impulsionando o interesse das seguradoras pela solução. O objetivo da Arbos, com a certificação digital, é ser reconhecida como a primeira corretora verde do mercado”, afirma Rosana Custódio.