Gestão correta de benefícios aos colaboradores pode aumentar o retorno do investimento

01/11/2013

Concessão de benefícios pode ser diferencial para atingir metas e bons resultados

Todo empresário deseja que sua empresa seja bem sucedida, que cresça e aumente seus resultados. Mas não deve esquecer, que para atingir seus objetivos, precisa de pessoas engajadas e motivadas para que possa alcançar o sucesso. Um dos grandes diferenciais das empresas são os benefícios que ela oferece, sabemos que as pessoas não buscam apenas um salário melhor, mas também a oportunidade de oferecer mais segurança e vida de qualidade à sua família. Os benefícios vão muito além do dinheiro, gerando mais resultados do que se imagina. Antes as pessoas saíam da empresa em busca de um salário um pouco maior, deixando, muitas vezes, benefícios atraentes para trás. Hoje o cenário não é bem assim!

E é aí que vem a pergunta: o que se espera da remuneração estratégica?
O objetivo é influenciar a atração e retenção dos talentos, pois a recompensa, de maneira geral, é o que mais influencia nestes aspectos. Temos que ser muito cuidadosos com a estrutura de remuneração. Se não oferecemos desafios e recompensas justas e equilibradas com o segmento de atuação da empresa, não conseguiremos os profissionais que queremos.

Nos dias atuais o programa de remuneração é fator chave de sucesso para a empresa e tem como objetivo alinhar os esforços individuais com os estratégicos da organização. Esse programa pode ser constituído por três parcelas fundamentais: salários, incentivos e benefícios. É importante que seja realizado um diagnóstico junto a empresa e o mercado, para avaliar o perfil dos funcionários e quais benefícios são os mais adequados. Para que a empresa possa conquistar os seus funcionários, é preciso saber de forma detalhada quais são as expectativas de cada indivíduo. Com esse estudo em mãos e ações efetivas, a empresa consegue criar o modelo que vai ajudar a atrair e reter os melhores profissionais, minimizar o turnover e aumentar o nível de engajamento, contribuindo para o atingimento dos resultados estratégicos.

Um diferencial esta na escolha do parceiro que irá desenvolver a carteira de benefícios adequada a cada realidade. Existem hoje, infinitos produtos e modalidades de gestão de benefícios. Com os benefícios flexíveis, onde cada profissional pode estabelecer seu pacote de benefícios de acordo com as suas necessidades e expectativas. Por isso, escolher um parceiro com conhecimento inovador, visão consultiva e tecnologia de ponta é essencial e decisivo.

As empresas devem se atentar a importância de conectar a remuneração aos objetivos estratégicos da organização, este sim, é o papel principal de uma remuneração verdadeiramente estratégica e de um RH que deixa claro sua importancia na gestão de qualquer empresa.

Cesar Rossi, presidente do Besway Group