Pesquisa mostra que gestão de pessoas é um desafio para todas as empresas. Como a sua lida com isso?

Artigo-PJ-Header

A Endeavor publicou recentemente um estudo sobre os maiores desafios dos empreendedores brasileiros e os resultados nos mostram um panorama preocupante: seja qual for o nível de estrutura e faturamento das empresas, a gestão de pessoas é um dos maiores fatores de dor para os nossos empresários. De acordo com o estudo, que foi dividido entre Empreendedores Gerais (representando a grande maioria das empresas, com crescimento de até 40% de funcionários nos últimos 3 anos e que teve uma queda média de 16,8% no número de colaboradores), Empreendedores de Alta Performance (empresas com crescimento maior que 40% no número de funcionários nos últimos 3 anos), Empreendedores de Alto Impacto (empresas que crescem mais e por mais tempo) e Tecnologia da Informação e Comunicação (empresas do mercado de TI, que tiveram decrescimento médio de 4,91% nos últimos 3 anos), a maior dificuldade é o desenvolvimento de lideranças, seguido por legislação trabalhista CLT e seleção e recrutamento. Apesar da dificuldade para criar líderes, o investimento para ações de desenvolvimento de lideranças e plano de carreira ocupam as últimas posições no investimento das empresas pesquisadas.

Como os empreendedores lidam com a CLT atualmente?

Artigo-PJ-1

Olhando mais a fundo para o problema da gestão de pessoas, a pesquisa apontou que para a maioria dos empreendedores, as questões jurídicas e ligadas à burocracia são um grande problema. Para os empreendedores de TI, este problema é acentuado na contratação de colaboradores, já que muitas empresas de tecnologia contratam funcionários como PJ ao invés de usar a CLT. Segundo a pesquisa, este fenômeno acontece muito mais em empresas de TI (23%) do que em outras empresas (13%), ou seja, 1 em cada 4 empresas de TI afirma contratar PJs. O número tende a ser ainda maior, já que a contratação de pessoas jurídicas como funcionários é proibida por lei e muitas empresas não assumem que atuam dessa maneira. A forma de contratação por PJ é justificada pelas empresas de TI como um modo da empresa e do colaborador pagarem menos impostos, e há praticamente um código não escrito de que os colaboradores que não aceitarem esse tipo de remuneração terão dificuldade para arrumar emprego.

Quais são as alternativas para o problema dos PJs?

Artigo-PJ-2

 A pesquisa faz um ótimo panorama das dificuldades do mercado e mostra o quanto os empreendedores precisam de ajuda em diversos pontos do seu negócio. Para os problemas gerados pela contratação de pessoas jurídicas como colaboradores, o mercado de TI pode recorrer ao IBRATI (Instituto Brasileiro de Tecnologia da Informação), que auxilia empresas e profissionais para que todos tenham um modelo de contratação que seja lucrativo para ambos os lados sem burlar nenhuma lei e estando totalmente de acordo com a legislação vigente no Brasil. O conteúdo completo da pesquisa pode ser acessado aqui. Para saber mais sobre como o IBRATI funciona, fique à vontade para falar conosco pelo e-mail comunicação@ibrati.org.br ou pelo telefone 11-5670-2100.